domingo, 28 de Abril de 2024  13:04
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Puré de Batata

Puré de Batata

Cozer as batatas. Passar no passador e juntar o leite quente com manteiga e um pouco de noz-moscada tudo misturado. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
21-11-2012

Ílhavo: Vista Alegre e IKEA parceiros em empresa que vai produzir produtos de louça de mesa.


A IKEA vai apoiar o Grupo Vista Alegre no investimento que está em preparação e que poderá implantar-se, a breve prazo, no concelho ...

A IKEA vai apoiar o Grupo Vista Alegre no investimento que está em preparação e que poderá implantar-se, a breve prazo, no concelho de Ílhavo. Depois dos passos dados à escala municipal para garantir a criação de condições para o desenvolvimento do projeto, agora é o Governo a dar o seu “aval” classificando o projeto como tendo “interesse estratégico”.

Os pormenores são revelados no despacho do Ministério da Economia, hoje publicado em Diário da República, e que avança que a entidade proponente do investimento é a “Ria Stone”, uma fábrica de louça de mesa em Grés, do Grupo Vista Alegre Atlantis, participada na totalidade pela Vista Alegre Atlantis.

Está desfeito o segredo que a Câmara de Ílhavo guardou ao longo dos últimos meses, assumindo uma atitude de contra-relógio para preparar todas as questões formais e burocráticas que permitissem a instalação da empresa no concelho de Ílhavo.

A recente visita do presidente da AICEP ao Município e o encontro de trabalho com representantes do grupo Vista Alegre Atlantis terão sido momentos decisivos no avanço do processo.

Esta nova empresa foi constituída em Junho deste ano, tendo em vista a produção de artigos em grés para uso doméstico e resulta de um processo de seleção lançado pela empresa sueca IKEA a fim de encontrar um fornecedor para três linhas de produtos de louça de mesa.

Segundo a tomada de posição do Governo, o projeto “reúne as condições necessárias à sua qualificação como de interesse estratégico para a economia portuguesa e para a região onde se localiza” admitindo-se o Enquadramento Nacional de Sistemas de Incentivos ao Investimento nas Empresas.

No despacho do Secretário de Estado Adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional, Almeida Henriques, e do Secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação, Carlos Nuno Alves de Oliveira, é adiantado que o investimento, a implementar entre 1 de setembro de 2012 e 1 de setembro de 2014, envolve “um montante total de cerca de 19,5 milhões de euros” a pensar na construção de uma unidade fabril para a produção de louça de mesa em grés, incorporando processos e métodos pioneiros desenvolvidos pela empresa, bem como as mais recentes inovações tecnológicas ao nível de equipamento fabril para o setor, para fornecer a multinacional IKEA”.

Este projeto de investimento será implementado no concelho de Ílhavo e prevê efeitos positivos para outras empresas fornecedoras de pequena e média dimensão.

No arranque deverá contar com 144 novos postos de trabalho, “dos quais 13 altamente qualificados” e o projeto será “orientado para a exportação, representando as vendas no mercado externo cerca de 85 % a 90 % da faturação da empresa” admitindo-se que “entre 2014 e 2021 se prevê possa representar cerca de 110 milhões de euros de valor acumulado”.

Para fornecer a IKEA, esta unidade fabricará peças em grés de diversas cores e tamanhos, num total de 40 referências, representando uma produção de 30 milhões de peças por ano.

A opção pela monocozedura, em oposição à bicozedura atualmente utilizada, “será o fator chave de inovação de todo o processo produtivo”, uma solução menos agressiva em termos ambientais, menos poluente, com menos emissão de gases, prevendo -se também uma redução do volume de resíduos sólidos.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®